Brasileirão: Bahia marca no fim e vence Botafogo no Nilton Santos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bahia marca no fim, frustra Botafogo e pula para a vice-liderança do Brasileirão

Bahia conseguiu sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão
Bahia conseguiu sua primeira vitória fora de casa no BrasileirãoLetícia Martins/EC Bahia
O Botafogo foi derrotado pelo Bahia por 2 a 1, neste domingo (5), em casa, em duelo da 5ª rodada do Brasileirão. Os visitantes saíram na frente com Everaldo, de pênalti, no primeiro tempo, antes do Bota deixar tudo igual, na etapa final, com Jeffinho. Rafael Ratão deu a vitória aos visitantes, na reta final do jogo, para calar o estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O gol do triunfo do Bahia, o primeiro fora de casa neste Brasileirão, veio quando o empate parecia o cenário mais provável. 

O time do técnico Rogério Ceni caiu de ritmo no segundo tempo e foi encontrar os três pontos em uma das raras chances da etapa final, quando o Botafogo se lançou ao ataque. 

Glorioso, 3° colocado com 9 pontos, viu sequência de cinco vitórias seguidas, contando todas as competições, ter um fim. O time, que perdeu a liderança, agora terá uma decisão pela Libertadores. 

Bahia, vice-líder com 10 pontos, mesma pontuação do líder Athletico-PR, chegou ao quinto jogo seguido sem perder, entre Série A e Copa do Brasil. São três vitórias seguidas que motivam o time nordestino para seus próximos compromissos. 

Números do jogo
Números do jogoOpta by Stats Perform

O Botafogo já começa a pensar na LDU-EQU, adversário de quarta (8) pela Libertadores. No Brasileirão, o próximo jogo é no domingo (12), contra o Fortaleza, fora de casa.

O Bahia recebe o Red Bull Bragantino, no mesmo dia, com os dois jogos sendo válidos pela 6ª rodada do Brasileirão. 

Confira a classificação atualizada do Brasileirão

Botafogo vinha de cinco vitórias seguidas
Botafogo vinha de cinco vitórias seguidasVítor Silva/Botafogo

1° tempo equilibrado

O Botafogo começou com um bom ritmo antes de perder intensidade. Um gol de Luiz Henrique foi anulado aos 7 minutos, com Arias, do Bahia, perdendo a melhor chance do Tricolor aos 19 minutos. 

O equilíbrio foi a tona da etapa inicial, com detalhes podendo fazer a diferença. O Bahia melhorou seu rendimento e começou a apertar o Botafogo. John fez grande defesa em cabeçada de Everaldo, mostrando o perigo que rondava o gol carioca. 

Veja os detalhes de Botafogo x Bahia

Botafogo tinha como meta seguir na liderança do Brasileirão
Botafogo tinha como meta seguir na liderança do BrasileirãoVitor Silva - Botafogo

A evolução baiana foi premiada nos acréscimos, quando toque na mão dentro da área, de Hugo, foi marcado. Everaldo cobrou e fez para pressionar, ainda mais, o time da casa. 

Não demorou para a torcida do Botafogo mostrar sua impaciência. O Bahia tinha a marcação acertada, sem permitir as perigosas infiltrações em velocidade do Alvinegro. 

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Bota mais agressivo

O empate do Botafogo veio com três minutos do segundo tempo, com o lance de impedimento bem ajustado sendo anulado pelo VAR. O ritmo do Bahia caiu, principalmente após a saída de Everton Ribeiro. O Botafogo cresceu no jogo. 

Em um chute de fora que o encontrou no meio do caminho, aos 18 minutos, Jeffinho deixou tudo igual para diminuir a apreensão nas arquibancadas do Nilton Santos. 

Última derrota do Botafogo, em casa, havia sido no dia 3 de abril
Última derrota do Botafogo, em casa, havia sido no dia 3 de abrilVitor Silva - Botafogo

Castigo tricolor

O Botafogo aproveitou o bom momento para ir pra cima do Bahia, que teve se intensificar sua marcação e fazer novas mudanças para se acertar e não tomar a virada. Rogério Ceni soube corrigir o erro que seu meio-campo apresentava para não sair derrotado. 

A insistência alvinegra não foi recompensada. O empate, que já não seria um resultado interessante, ficou pelo caminho quando o Bahia encaixou jogada certeira aos 41 minutos. De Pena fez lançamento na medida para Rafael Ratão, que teve tempo e espaço para driblar John antes de decretar o indigesto resultado para o time da casa. 

Bahia encontrou gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempo
Bahia encontrou gol da vitória aos 41 minutos do segundo tempoLetícia Martins/EC Bahia