IBA diz que campeonatos mundiais boicotados devem ser eliminatórias olímpicas de 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

IBA diz que campeonatos mundiais boicotados devem ser eliminatórias olímpicas de 2024

A IBA disse que não aceitaria processo de qualificação além dos campeonatos mundiais
A IBA disse que não aceitaria processo de qualificação além dos campeonatos mundiais Reuters
O processo de qualificação do Comitê Olímpico Internacional para o boxe nos Jogos Olímpicos de Paris do ano que vem é inaceitável e deve reconhecer campeonatos mundiais que alguns países estão boicotando, disse a Associação Internacional de Boxe (IBA) nesta segunda-feira.

A Associação Internacional de Boxe, liderada pela Rússia, foi afastada pelo COI do processo de Paris devido a governança e outras questões, depois de ser retirada do envolvimento nas Olimpíadas de Tóquio em 2020.

O boxe não está no programa inicial para Los Angeles 2028, dependendo das reformas exigidas pelo COI, que alertou em dezembro que também poderia considerar o cancelamento do programa de Paris.

Oito nações, incluindo a grande potência dos Estados Unidos, disseram até agora que vão boicotar os campeonatos mundiais feminino e masculino deste ano em Nova Delhi, na Índia e em Tashkent, no Uzbequistão, respectivamente.

A mudança ocorre depois que a IBA decidiu, em novembro passado, permitir que boxeadores da Rússia e da Bielorrússia competissem com bandeiras e hinos nacionais, apesar da guerra na Ucrânia e contra a orientação do COI.

A IBA anunciou na segunda-feira o que chamou de seu próprio sistema de qualificação olímpica. "Excluir campeões mundiais dos próximos campeonatos mundiais de boxe feminino e masculino da qualificação para Paris 2024 não é aceitável e vai contra os princípios do esporte e do boxe", afirmou.

A IBA disse que não aceitaria nenhum processo de qualificação para Paris 2024 além dos campeonatos mundiais e "uma última chance de qualificação para o evento aberto que ocorrerá em maio de 2024".

Um sistema de classificação aprovado pelo COI em setembro passado estabeleceu a qualificação direta por meio de competições multiesportivas regionais - Jogos Pan-Americanos, Jogos Europeus, Jogos do Pacífico, Jogos Asiáticos e um evento africano a ser confirmado.

Dois torneios de qualificação mundial também estão planejados para 2024. A IBA disse que atletas de países boicotadores podem se inscrever diretamente em seus campeonatos e se ofereceu para ajudar a financiá-los.