Top 10: atletas brasileiras que estão fazendo história e você precisa ficar de olho

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Top 10: atletas brasileiras que estão fazendo história e você precisa ficar de olho

Bia é uma das melhores tenistas brasileiras de todos os tempos
Bia é uma das melhores tenistas brasileiras de todos os temposAFP
Neste Dia Internacional da Mulher, o Flashscore preparou uma lista com 10 atletas brasileiras que conquistaram feitos históricos para o esporte nacional. Elas caminham para o sucesso em suas áreas.

Algumas das atletas podem até ser desconhecidas do público. Outras nem tanto. O que vale é exaltar o trabalho dessas profissionais que estão conseguindo altos níveis de excelência. Conheça um pouco da história de cada uma delas.  

Bia Haddad

Bia Haddad já chegou ao 12º lugar do ranking da WTA
Bia Haddad já chegou ao 12º lugar do ranking da WTAAFP

A tenista brasileira é atualmente a número 13 do ranking da WTA, com 2.246 pontos. Ela possui, como profissional, os títulos de simples em Nottingham e Birmingham em 2022 e de duplas (Bogotá em 2015 e 2017, Sydney e Nottingham em 2022) no circuito WTA, além de um simples em Saint Malo, em 2022, e um de duplas em Paris, no mesmo ano, pelo circuito 125k.

Ela ainda detém outros 24 títulos (15 de simples e 9 de duplas) no circuito ITF. Próxima do Top 10, ela já fez história para o tênis feminino nacional com a melhor posição da modalidade no ranking da WTA, quando chegou ao 12º posto. 

Bruna Takahashi

Bruna Takahashi foi a primeira brasileira a entrar no Top-20 do tênis de mesa mundial
Bruna Takahashi foi a primeira brasileira a entrar no Top-20 do tênis de mesa mundialCOB/Divulgação

Em maio do ano passado, Bruna Takahashi conseguiu um feito para o tênis de mesa brasileiro: chegou ao 19º lugar no ranking da ITT, e ainda foi além, atingindo o 17º posto, um marco histórico para o Brasil na modalidade. Hoje ela figura na 29ª posição da lista, com 960 pontos, se mantendo sólida como uma das grandes atletas da modalidade. Ela acumula quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, com duas pratas e dois bronzes conquistados em Lima 2019. 

Aurelia Nobels 

É bom ficar de olho nesta belga naturalizada brasileira de apenas 16 anos. Aurelia Nobels é piloto da Ferrari e pode quebrar a hegemonia masculina nas pistas. Ela compete na Fórmula 4, mas já sonha com a chegada à Fórmula 1. Aurelia foi a única mulher a competir na Fórmula 4 Brasil, e venceu o programa Girls on Track – Rising Stars, da FIA em parceria com a Ferrari, sendo a terceira piloto a garantir uma vaga na academia da montadora italiana.

Mariana Hanggi 

Hanggi já integra a Seleção Brasileira de Escalada
Hanggi já integra a Seleção Brasileira de EscaladaWilliam Lucas/COB

A Escalada Esportiva é uma das modalidades recentemente incluídas no cronograma olímpico. E, se tem uma atleta que vem chamando atenção no cenário da modalidade, é Mariana Hanggi. Ela acumula vitórias no Sul-Americano de Boulder, em Santiago, no Chile, nos Jogos da Juventude, na Argentina, e, mais recentemente, no Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva. O torneio aconteceu em Curitiba e teve Hanggi vencendo na categoria Juvenil A. Ela também faz parte da Seleção Brasileira da Escalada Esportiva.

Nicole Silveira

No skeleton desde 2018, a atleta brasileira conseguiu um inédito 13º lugar para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, no ano passado, e acumulou três provas entre as dez melhores do mundo na última temporada, sendo um oitavo lugar na etapa de Vancouver (CAN), além de dois décimos lugares em Park City (EUA) e Altenberg (ALE). Ela finalizou a última temporada em 11º lugar na classificação geral da Copa do Mundo de skeleton.

Christal Bezerra

Christal Bezerra vem integrando a Seleção Brasileira desde 2021
Christal Bezerra vem integrando a Seleção Brasileira desde 2021Confederação Brasileira de Ginástica/Divulgação

Christal, de apenas 18 anos, é uma das principais atletas da nova geração da Seleção Brasileira de ginástica artística e defende as cores do Clube Pinheiros, em São Paulo. Sua estreia nas competições internacionais na categoria adulta aconteceu em 2021, no Campeonato Pan-Americano, no Rio de Janeiro. Ela conquistou a medalha de ouro por equipes, além de duas medalhas de prata individuais nas barras assimétricas e no solo, ficando em quarto lugar na trave.

No Brasileiro de 2021, ela foi ouro no salto e no solo, ficando em terceiro lugar geral atrás de nomes de peso, como Rebeca Andrade. No ano passado, ela fez parte da equipe brasileira que acabou conquistando o ouro no Pan-Americano, à frente de Estados Unidos e Canadá. Christal disputou a fase classificatória. 

Raicca Ventura

Raicca Ventura teve um ano de 2022 marcante e sonha com os jogos de Paris
Raicca Ventura teve um ano de 2022 marcante e sonha com os jogos de ParisArquivo Pessoal/Divulgação

O ano de 2022 foi marcante para Raicca Ventura, skatista que, aos 15 anos, conquistou o título brasileiro do park, sendo ainda a melhor no vert, que não é uma prova olímpica. Ela entrou para a Seleção Brasileira principal, ocupando a quarta colocação no STU Open, no Rio de Janeiro, e Raicca ainda foi a primeira mulher, junto a Dora Varellla, a completar o combo da Mega Rampa de Bob Burnquist. 

Thainara Oliveira 

Thainara Oliveira comemora título no Sul-Americano Sub-21 de vôlei de praia
Thainara Oliveira comemora título no Sul-Americano Sub-21 de vôlei de praiaDivulgação

Medalha de bronze ao lado da catarinense Aline Lebioda no top 8 da etapa Niterói do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, a potiguar Thainara Oliveira foi eleita a reveleção da modalidade no ano passado. Ela acumula ainda os títulos do Sul-Americano Sub-21 de vôlei de praia e do Pan-Americano Sub-23. 

Ana Cristina 

É apontada como a grande aposta do vôlei brasileiro nacional, sendo chamada para a sua primeira Olimpíada aos 17 anos. Ela atualmente joga no Fenerbahçe, da Turquia. A ponteira despontou no vôlei nacional em 2021, com 1,92m, foi uma das maiores pontuadoras da Superliga Feminina na ocasião, despertando a atenção do vôlei internacional e sendo tratada como um dos diamantes da modalidade. 

Duda Sampaio

Duda Sampaio é um dos grandes talentos do futebol feminino brasileiro
Duda Sampaio é um dos grandes talentos do futebol feminino brasileiroCorinthians/Divulgação

Meia do Corinthians, Duda teve um ano de 2022 marcante, sendo eleita a melhor de sua posição no Brasileiro e a principal jogadora do torneio, onde foi vice-campeã com o Internacional. Na decisão, ela perdeu o título nacional justamente para o Corinthians, se tornando uma das Brabas em 27 de dezembro de 2022. Ela iniciou a carreira no América Mineiro, mas chamou atenção no futebol nacional defendendo as cores do Cruzeiro, clube onde permaneceu por três temporadas, conquistando inclusive o acesso para a elite do futebol feminino nacional. 

Amanda Ribas

Mineira de Varginha, ela é profissional desde 2014 e possui um cartel de 11 vitórias e apenas três derrotas. Compete no UFC desde 2019, sendo especialista na luta no solo. De suas 11 vitórias, três foram por nocaute, quatro por finalização e quatro por decisão unânime. Em 2015, ela conquistou o cinturão do peso-palha do Jungle Fight, e em 2016 conquistou outro cinturão da mesma divisão no MF Fight. Atualmente, ela está no top 15 do peso-palha e do peso-mosca do UFC.