Polônia prende jogador russo de hóquei sob acusação de espionagem

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polônia prende jogador russo de hóquei sob acusação de espionagem

A embaixada russa em Varsóvia
A embaixada russa em VarsóviaReuters
A polícia polonesa prendeu um jogador russo de hóquei no gelo acusado de espionagem, disseram promotores do país na sexta-feira (30).

O jogador de um time da primeira divisão da Polônia foi detido na região da Silésia, sul do país. O atleta e seu clube não foram identificados publicamente.

Os promotores só disseram que ele chegou à Polônia em outubro de 2021.

Centro importante para suprimentos militares ocidentais para a Ucrânia, a Polônia diz que se tornou alvo de espiões russos e acusa Moscou de tentar desestabilizar o país.

"Os espiões russos estão caindo um a um!", escreveu o ministro da Justiça, Zbigniew Ziobro, no Twitter. "Um espião que agiu sob o disfarce de um atleta foi pego. O russo era um jogador de um clube da primeira divisão."

Segundo a promotoria, o atleta é a 14ª pessoa detida por fazer parte de uma rede de espionagem desde que a guerra na Ucrânia começou.

Ele será mantido em prisão preventiva e poderá pegar até 10 anos de prisão.

A embaixada russa em Varsóvia disse por e-mail que "não faz comentários sobre esses assuntos".

Em março, a Polônia disse que havia desmantelado uma rede de espionagem russa que operava no país e detido nove pessoas que, segundo ela, estavam preparando atos de sabotagem e monitorando rotas ferroviárias para a Ucrânia.