Sepp Kuss vence Volta da Espanha e equipe Jumbo-Visma faz história

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sepp Kuss vence Volta da Espanha e equipe Jumbo-Visma faz história

Sepp Kuss vence Volta da Espanha e equipe Jumbo-Visma faz história
Sepp Kuss vence Volta da Espanha e equipe Jumbo-Visma faz históriaAFP
Sepp Kuss conquistou sua primeira Grande Volta de ciclismo ao vencer a Volta da Espanha neste domingo (17), em Madrid, e ajudou a sua equipe Jumbo-Visma a entrar para a história do esporte. A equipe holandesa se tornou a primeira a vencer todas as três Grandes Voltas em um único ano, depois que Jonas Vingegaard venceu seu segundo Tour de France consecutivo e Primoz Roglic triunfou no Giro d'Italia.

Embora os co-líderes do Jumbo-Visma, Vingegaard e Roglic, estejam acostumados a ser os capitães, esta semana eles apoiaram seu habitual e leal gregário Sepp Kuss em seu primeiro título de Grande Volta por aparentes ordens de equipe. Kuss, 29 anos, cruzou a linha com um sorriso largo, sua posição como líder da classificação geral não estava ameaçada na etapa plana de 101,5 quilômetros até Madri.

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard terminou em segundo, 17 segundos atrás de Kuss, que terminou a cansativa volta de 21 etapas em 76 horas, 48 ​​minutos e 21 segundos. Roglic ficou em terceiro, pouco mais de um minuto atrás de Kuss, com o espanhol Juan Ayuso, da UAE Team Emirates, batendo seus compatriotas Mikel Landa e Enric Mas, ficando em quarto lugar.

Sepp Kuss ao lado dos seus companheiros de Jumbo-Visma
Sepp Kuss ao lado dos seus companheiros de Jumbo-VismaAFP

De gregário a campeão

Kuss fez parte da Jumbo-Visma em sete vitórias da equipe em Grandes Voltas, incluindo o tricampeonato da Volta da Espanha de Roglic entre 2019-2021. Ele também se tornou o segundo ciclista a competir as três Grandes Voltas em uma temporada e vencer um, atrás de Gastone Nencini em 1957.

Sepp Kuss é apenas o quarto ciclista norte-americano a vencer uma Grande Volta, depois de Chris Horner na Volta da Espanha em 2013, Greg LeMond, que venceu três Tour de Frances entre 1986 e 1990, e Andrew Hampsten, campeão do Giro em 1988. Lance Armstrong, sete vezes vencedor do Tour de France entre 1999 e 2005, e Floyd Landis, coroado em 2006 na mesma corrida, tiveram as suas vitórias retiradas pela União Ciclística Internacional após terem sido condenados por doping.

Sepp Kuss foi coroado campeão em Madri
Sepp Kuss foi coroado campeão em MadriAFP

Os organizadores da corrida anunciaram que o início da Volta da Espanha de 2024 acontecerá na capital portuguesa, Lisboa, no dia 17 de agosto, que também foi a primeira cidade fora da Espanha a sediar uma primeira etapa.