Mark Cavendish, estrela do ciclismo, se aposentará no fim da temporada 2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mark Cavendish, estrela do ciclismo, se aposentará no fim da temporada 2023

Mark Cavendish é considerado o maior velocista de todos os tempos
Mark Cavendish é considerado o maior velocista de todos os temposAFP
Mark Cavendish disse, nesta segunda-feira (22), que vai se aposentar no final da temporada, encerrando a carreira de um dos maiores velocistas de todos os tempos do ciclismo.

O ciclista britânico, 34 vezes vencedor de etapas do Tour de France e recordista ao lado do belga Eddy Merckx, disputará seu último Tour em Julho. O atleta de 38 anos, conhecido como "Míssil Manx", fez o anúncio ao lado de sua esposa e filhos em uma coletiva de imprensa em Coccaglio durante o dia de descanso no Giro d'Italia.

"Adorei correr cada quilômetro desta corrida até agora, então sinto que é o momento perfeito para dizer que é meu último Giro d'Italia e 2023 será minha última temporada como ciclista profissional", disse Cavendish.

"Esta corrida (o Giro) tem um lugar importante no meu coração como ciclista e pessoa", disse ele. O Giro d'Italia me deu minhas primeiras vitórias em Grand Tour em 2008. A Itália foi minha casa por muitos anos durante minha carreira. E as pessoas aqui me receberam como um deles."

Maior velocista da história

Nascido em Douglas, na Ilha de Man, o ex-funcionário de banco ingressou na British Cycling Academy em 2003. Em 2008, ele venceu a sua primeira etapa do Tour de France com a equipe alemã T-Mobile, acumulando 30 em um período de domínio até 2016. O diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, disse à AFP antes do Tour de 2018 que Cavendish não tinha "nada a provar".

"Muitas pessoas vão mencionar Mario Cipollini, mas para mim Mark Cavendish é o maior velocista de todos os tempos do Tour de France", disse o diretor da corrida.

Cavendish também venceu o campeonato mundial em Copenhagen em 2011 e a corrida de um monumento Milan-San Remo em 2009. Ele correu pela T-Mobile, Team Sky, Bahrain, Quick-Step e atualmente está com Astana.